Buscar

SOBRE ÁRVORES: OBSERVO E VEJO NO VILAREJO, ÁRVORES TAMBÉM...

Os alunos estão estudando sobre a Vida, existência e significado das árvores e na parte artística, entramos com um projeto interdisciplinar com as professoras da turma.


Os alunos acompanharam o livro: “Se eu fosse uma árvore”, texto de Talita Nozomi, com ilustrações de uma menina que se colocava no lugar de uma árvore e como seria sua vida.


Assim como os seres humanos, as crianças perceberam que as árvores possuem suas identidades que ajudam identificá-las. Elas registraram através de observações do Vilarejo da Stagium os tipos de casca, tronco, linhas e texturas existentes nas árvores.


A relação das crianças com as árvores continuou sendo construída com o registro de cascas dos troncos das árvores em argila, o contato com elementos das árvores, como galhos, flores e frutos são registrados com desenhos em linhas. Perceber o espaço que ocupam, os seres que habitam nelas, tudo gerou perguntas e comentários simples, assim o poeta Vinícius de Moraes definia as árvores:


“...A felicidade é uma coisa boa, e tão delicada também. Tem flores e amores de todas as cores, tem ninhos de passarinhos, tudo de bom ela tem. E é por ela ser assim tão delicada que eu trato dela sempre muito bem...”


Continuamos com nossas descobertas e provocações, onde o ser árvore e falar árvore se repete muitas vezes neste texto, pois aqui construímos árvores enraizadas neste chão de conhecimento e quando escrevemos árvore, é mais uma floresta que se transforma neste “bioma” chamado 2ºAno A - os “Fazedores do Amanhecer”.


Professor Virgílio - ARTES


#escolastagium #escolaemdiadema #ensinofundamental #sercriançaénatural #arte #árvore #linhas #vida #insta #instagood #instagram #brasil #photo #love #photography #nature #natureza #br #view #estilodevida