Buscar

TOQUE, CORES E TEXTURAS

A natureza está evidenciada em todos os lugares que passamos ou vivemos, seja uma grande árvore ou um singelo vaso de planta, dentro de casa.


Assim, nas aulas de Ciências, as crianças experienciam vivências e aprendem, através do toque, olhar e percepção de tudo que os rodeiam.


Elas compartilham saberes, e as conversas chegam às partes das plantas, tais como, raiz, caule e folha, e aprendem que, em algumas épocas, surgem as flores e frutos. E o que há dentro desses frutos?

“As sementes!”, eles relatam. Será que todas as sementes são iguais? Tem as mesmas características? As crianças exploram as texturas das sementes, como por exemplo, semente de Girassol, Lichia, Quinoa, Abóbora. Elas vivenciam não somente a textura e cores das sementes, e sim, sentem as texturas das cascas, observam a cor, e degustam as frutas propostas. “Essa casca é áspera” “Eu estou sentindo ondulações” "As texturas das sementes são diferentes e os tamanhos também.” “Esse abacate é diferente, ele é cascudo.” “A semente do abacate é grande.”

Através do toque, olhar e pertencimento, as crianças evidenciam o aprendizado. Toda a proposta foi realizada seguindo os protocolos de segurança, seguido pela supervisão da enfermeira Bruna.

Professoras Welyda, Renata e Giovanna 2º ano B





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo