Buscar

VERIFICANDO A LEI DE HOOKE E CONSTRUINDO UM DINAMÔMETRO

Os desafios para experimentar ampliam-se quando se solicita aos alunos que construam o experimento. E foi essa a proposta para a turma. Discutimos a definição do problema, conversamos sobre os materiais necessários e como atuar para testar as suposições levantadas, os modos de coletar e relacionar os resultados.


Um experimento simples e muito interessante realizado nas aulas de Física do 8º ano B, determina a relação linear entre a força aplicada em um sistema e sua deformação, ou seja, a constante elástica tratada pela a lei de Hooke. Robert Hooke (1635-1703) nascido na Ilha de Wight foi um cientista inglês de grande importância para a física, sendo lembrado até os dias de hoje. Uma de suas criações mais importantes ocorreu em 1660, conhecida como Lei de Hooke ou Lei da Elasticidade.


O uso de molas e massas diferentes possibilitou comparações de resultados que foram comparados e discutidos.

A comparação de resultados estimulou dúvidas e questionamentos que fomentaram discussões e reflexões, desta forma o experimento conduziu o aluno ao protagonismo no seu processo de aquisição de conhecimento.

Houve muito envolvimento e investigação nesta atividade.


Professora Wilma

8º ano B


#escolastagium #escolaemdiadema #ensinofundamental #física #leidehooke #dinamômetro #aprendernaprática #aprenderdeverdade #aprendercomsignificado #ciência #cientista #experiência